Sobre a cruz

A Cruz, figura geométrica que consiste em duas linhas ou barras que se cruzam em 90º. Instrumento conhecido por representar simbolicamente a morte, daí sua presença nos cemitérios, mas voltando mais na história, essa representatividade vem da cruz que crucificava pessoas, uma forma (das piores) de assassinar pessoas que era usada na antiguidade, sendo usada também para assassinar o principal personagem ou pessoa que existiu entre os homens, Jesus.


Na crença cristã Jesus teria ressuscitado ao terceiro dia, e como a esperança cristã é baseada na ressurreição, usa-se cruz como forma de perpetuar a fé e quem sabe obter a ressurreição para a vida eterna.

Mas não é sobre descrever a cruz que interessa, mas sim sua representatividade no meio cristão do qual eu também faço parte.

A cruz tem o poder de ser amada e odiada por pessoas que professam a mesma fé, pode ser tanto um objeto de reverencia como de abominação. Mas fato é que todos esses sentimentos muita das vezes vieram de conceitos antigos, no qual quem usa-os hoje nem sabem dizer ou explicar o porquê sentem ou opinião por tal conceito ou idéia.

A Cruz começou a ser usada como símbolo do cristianismo quando Constantino instituiu oficialmente a religião cristã. Sendo a cruz objeto que expressava o máximo da grandeza de Jesus (mas ainda vinculado com a cultura judaica do qual o cristianismo disscinde, e cultura onde havia hábitos de sacrifícios para obter o pagamento dos pecados).

Mas com a reforma protestante contra a igreja católica cerca de 1000 anos após, os protestantes queriam tanto se desvincular, ser extremamente diferentes dos católicos que adotaram outros símbolos e explicações para negar os símbolos e costumes católicos.

As igrejas católicas usam cruzes em seus templos, e na maioria contendo uma imagem de um homem que simboliza Jesus. Já os protestantes abominam essa idéia de imagem de Jesus, porque dizem que como Jesus ressuscitou, não cabe simbolizar ele de forma morta. Mas também começaram a abominar a cruz mesmo sem ter a imagem de Jesus, pois dizem ser idolatria, já que nas escrituras existem textos que dizem para não fazer imagens nem esculturas para representar Deus.

Interessante que nas mesmas escrituras existem textos que o próprio Deus teria dito para se fazer imagens e esculturas (uma cobra), mas isso não entra na questão.

Os protestantes dentro desse atrito com os católicos, não aceitam compartilhar nada do que eles têm em comum. E esse preconceito é tão inútil que acaba encobrindo o verdadeiro significado e historicidade da crucificação.

Na cruz, foi que Jesus demonstrou a glória de Deus. Na cruz tudo o que Jesus ensinou e falou veio à tona na prática. Na cruz obtivemos a prova maior que Jesus Cristo era Deus. Foi na cruz, que machucado, ferido, agonizante e quase morrendo que Jesus demonstrou seu amor para com os outros.

Jesus na cruz conseguiu expressar o tamanho de sua grandeza ao consolar o ladrão, “-Logos estarás no paraíso” e ser seu companheiro, “-Estarei com você”.

Ao se preocupar com sua mãe que perdia um filho, ao se preocupar com seu discípulo que perdera o mestre “-Ai está seu filho” e “-Ai está sua mãe”. Ao se preocupar em livrar a cara dos soldados ao orar pra Deus e pedir seu perdão.

Na cruz, Jesus foi misericórdia, amor, paz, mansidão, altruísmo, conforto e companhia.

Eu tenho uma tatuagem de uma cruz, e sempre sou questionado e alvo do preconceito de “crentes” sobre imagem da cruz. Sempre a pergunta é “-Por que você tem uma cruz? Ela significa algo pra você?”.

Como é meu costume, sempre respondo com outra pergunta “-O que é a cruz pra você?”. Porém sempre escuto as mesmas respostas sem fundamento, “-A cruz é um objeto de idolatria dos católicos e pra mim não podemos usar cruz” (não se pode idolatrar uma cruz, mas pode um livro?).

Vejo a mania de sempre responder não pra responder e esclarecer, mas responder para condenar o outro. Não vou responder para mostra meu lado certo da coisa, mas pra mostrar o errado da outra. Isso quando respondem.

Há algum tempo tenho tentado me desligar da religião, dogmas, doutrinas, ritos e liturgias. Sejam elas do cristianismo (protestante e católico) ou de qualquer outra religião, entendo cada vez mais que cultuar a Deus não é cumprir um rito da instituição que freqüento.

Porem me identifico com o cristianismo, pois de todos os exemplos, Jesus ainda é o mais belo disparado. E a partir dele tenho minha resposta sobre a questão da cruz:

A cruz representa pra mim o maior manifesto de Deus que já tivemos, o centro da minha fé e do meu sentido de vida, uma pessoa numa situação horrível como a que Jesus estava e mesmo assim mantendo-se fiel ao seu caráter, é uma coisa tão linda que nada pode superar. A cruz é o objeto que simboliza isso, que quando olho para a cruz isso tudo volta à mente. A cruz representa o preço que você está disposto a pagar por essa causa, até onde você consegue ou aceita ir por esta causa. Jesus disse, “-Se quiser vir, tome sua cruz e siga-me”. Eu tomei minha cruz e hoje apenas ouso seguir-lhe. Ouso, pois dizer que sou um seguidor é muito, então apenas ouso.

Cruz, sob sua sombra resplandece a glória de Deus. Por causa dessa cruz hoje encontrei algo valioso pelo que encontrei sentido. Sim eu amo a mensagem da cruz.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010 às 08:20

1 Comment to "Sobre a cruz"

É inadmissível dizer que Jesus morreu pelos nossos pecados, pra mim, esse motivo inferioriza o verdadeiro significado da morte de Cristo! Cristo morreu: PRA DIZER: SIM VALE A PENA AMAR, SE ENTREGAR, ACREDITAR NO BEM, SE DOAR...SIM VALE A PENA..e POR ESTA CAUSA ELE MORREU ! E qm seguir por este caminho, conhecerás o REINO, e saberáS q o reino é Aqui e Agora, sim eu tbm, amo a mensagem da Cruz.

Postar um comentário